Para segurar o tranco de uma Kenwood TL-922, nada melhor que um acoplador decente e um Drake MN-2000 é certamente uma boa pedida.

Tempos atrás adquiri uma magnífica Kenwood TL-922 que de tão perfeita, ainda não tive coragem de tirá-la da caixa original para fazer algumas fotos (os testes foram feitos no shack de PA4PD de quem comprei). Certamente é uma baita máquina que solta 1Kw fácil e aí reside o problema: como acoplar as antenas nesta potência? Eis que entra em cena o Drake MN-2000.

O problema

Acoplar antenas com baixa/média potência (< 500W) não é coisa difícil. Qualquer acoplador decente dá conta do recado. Eu tenho alguns outros no shack e a maioria dos rádios mais modernos saem de fábrica com esse tipo de dispositivo, ou conseguem trabalhar com diferenças de impendância sem muito problema.

Quando começamos a “subir a temperatura da frigideira”, a história muda. Trabalhar acima dos 500W de saída demanda algumas mudanças em toda a estação. Cabos grossos (RG-213), conectores SO-239 decentes, antenas que aguentam o tranco e claro, o acoplador que suporta a saída da “bota” sem derreter.

Com a compra da TL-922, o problema apareceu. Como acoplar um aplificador de 1Kw com as antenas em diferentes bandas? Então, começo a busca por algum acomplador para o trabalho. Algumas opções surgiram como o Palstar AT2K, o LDG AT-1000 Pro II ou ainda o MFJ-998 mas nenhum deles com preço “decente”.

Surge o Drake MN-2000

Ocasionalmente acesso um site de “segunda mão” na Bélgica (mentira, é quase todos os dias) e um belo dia surge um acoplador Drake MN-2000. Procurando as especificações do mesmo, encontro: 1000 watts average continuous duty or 2000 watts PEP. Os olhos brilharam 🙂

Vendo o estado do aparelho pelas fotos, não tive dúvida: era uma ótima opção para resolver meu problema. Nesse ínterim, entrei em contato com o vendedor (ON7HX) e fechamos o negócio. Enfim, dias depois, chega em casa essa beleza.

Infelizmente o MN-2000 não veio com a caixa mas um detalhe se destaca: o manual original com o cartão de garantia datado de… 1971, ou seja, o acoplador é mais velho que eu!

Em testes feitos em casa com baixa potência (ainda não liguei a TL-922), ele se apresentou perfeito e funcionando como se tivesse deixado ontem a loja.

Agora é esperar chegar no Brasil a TL-922 junto com o MN-2000 (será que aguento a espera?)