Venho falando essas quatro “palavras” desde 1989 quando minha paixão pelo hobby do radioamadorismo nasceu. Naquele tempo, jovem e com pouquíssima grana no bolso, não tinha nada mais que um rádio AM de 40 canais para a faixa de radiocidadão (o conhecido PX) e uma antena dipolo estendida no quintal que por vezes minha mãe teimava em fazer de varal. Com essa “estação”, realizei os primeiros contatos nacionais, principalmente com o nordeste até que um belo dia, aparece em AM uma estação do México. Tentei o contato, acreditando ser impossível, mas qual minha surpresa quando a mesma contestou?!? Neste momento, nascia o bicho do DX dentro de mim.
O restante é história. Em 1992 tirei meu primeiro prefixo de radioamador (PU2UTC) mas logo depois, por questões paralelas, acabei me afastando do rádio, ou melhor, deixando o bicho adormecido no sangue, mas sempre com a certeza de retornar.
E aconteceu! Depois de morar em quatro continentes diferentes, seis países e anos de hibernação, voltei ao rádio agora como PU4UNV (em homenagem ao meu período como parte do time dos United Nations Volunteers em Timor-Leste) operando ON/PU4UNV até meu retorno ao Brasil dentro de alguns anos. Ao mesmo tempo, continuo os 11 metros como 16AT326 e claro, no Brasil, como PX4J2353.