Faz tanto tempo que não me lembro quanto faz que estou fora do rádio. Filhos, casamentos, mudanças para outros continentes, empregos, mais mudanças de casa e todos os conhecidos altos e baixos da vida me afastaram do hobby que tanto gosto. Mas dizem que o bom filho sempre à casa torna. Não sei se é verdade mas cá estou novamente!
Durante o tempo que estive longe do radioamadorismo, muita coisa mudou: equipamentos se tornaram mais espetaculares, novos modos de operação, novas bandas, nova legislação (para bem ou mal) e até mesmo os cartões de QSL mudaram. Na época que operava diariamente, a Internet ainda não existia e computadores eram equipamentos caros. Um tempo diferente. Não melhor, não pior. Somente diferente.
Hoje, com a vida mais calma, viagens somente à lazer, filhos adultos e pouco estresse com trabalho (na verdade, aguardando a aposentadoria), resolvi retornar as frequências e comecei a refazer a estação mas agora, com um pouco mais de tranquilidade financeira, recrutei um batalhão daquilo que tinha de melhor na minha época (ou próximo dela) sem que fosse necessário espancar meu bolso e tampouco procurar “computadores travestidos de rádios”. Adicionalmente, algumas peças que marcaram época ou minha vida e que me levam àquele tempo com uma ótima lembrança. Estas feras atendem pelos nomes:
Kenwood TS-850SAT
Certamente o topo da linha antes da Kenwood mudar para “rádio-computador”. O Ts-850 é uma ferramenta impressionante. Sua recepção é linda e a transmissão quase perfeita (depois conto porque quase).
Mas o 850 nasceu com um problema congênito (depois resolvido) em sua “CAR unit”, a placa responsável por gerar 4 sinais diferentes de RF. Os quatro chips YM6631 responsáveis pela mágica simplesmente paravam de funcionar e o rádio se tornava um peso de papel. A solução para o problema era uma unidade com os novos chips YM66312.
Tive sorte nesta aquisição. Além do rádio estar em perfeita ordem, sua CAR unit é mais nova e já possui os chips YM66312. No processo de desmontagem do rádio para limpá-lo e verificar as condições internas, principalmente de capacitores que sofrem da chamada “praga dos capacitores“, constatei (com alegria) a placa correta.
Junto dele, um microfone Mc-80 e uma fonte PS-52 fazem parte do “conjunto principal” da estação.